Páginas

sábado, 16 de novembro de 2013

Multi Viral: A Parceria Entre Wikileaks e Calle 13 que Silenciou a Imprensa

Nossa imprensa muitas vezes silencia diante de um fato. Seja corrupção de aliados, manifestações indesejadas, investigações onde aparece seu nome entre os envolvidos.... e lançamento de música que desce o pau na manipulação da dita grande imprensa.
Este problema de comunicar fatos sem manipulá-los não é exclusividade da nossa velha imprensa, embora a nossa seja uma das mais concentradas, o mundo inteiro tem sentido que os interesses de grandes veículos de informação está intimamente atrelado aos interesses dos poderosos.
O mais recente manifesto contra a manipulação midiática foi lançado na quarta-feira (13/11) e é uma empreitada do grupo de música urbana porto-riquenho Calle 13 e o fundador do Wikileaks, Julian Assange.
A música "Multi_Viral" conta também com o guitarrista da banda Rage Against the Machine, Tom Morello e da cantora Kamilya Jubran.
Curioso disso tudo deveria ser a parceria, mas foi o silêncio. Principalmente no Brasil, visto nossas particularidades, com uma imprensa com poder de influência ainda muito grande.
Uma busca no google mostra que o mundo todo falou do lançamento, exceto o Brasil. Hoje há apenas 3 sites falando, nenhum portal grande pertencentes às famílias midiáticas abordam o tema.
Por outro lado, parece que os ativistas pela democratização da mídia também não tomaram conhecimento. Talvez, por ser cantado em espanhol, não seja interessante divulgá-la.

www.youtube.com/watch?v=ooDf1hCJZOc

O grupo Calle 13 já possui um histórico de bons discos (o último venceu 9 dos 10 Grammy indicado) e de boas confusões com a indústria fonográfica e a mídia de Porto Rico que não os toca nas rádios do país por suas letras incômoda aos poderosos e aos puritanos (detalhes desse assunto estão aos montes pela internet). Desta vez, ao se juntar a Julian Assange e a Tom Morello, não foi diferente.
A Billboard internacional destacou o impacto da letra. Até jornais conservadores de Miami destacaram o lançamento.
No Brasil, até a dita mídia alternativa ignorou o fato...